
Qual será a relação entre o TDAH e a Ansiedade? Neste post quero falar brevemente sobre esse assunto. Em primeiro lugar quero esclarecer sobre o que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Esse transtorno tem uma prevalência maior em meninos do que em meninas e afeta a vida Acadêmica, social, familiar em múltiplos níveis. Não se trata de uma desatenção ou agitação simples.
Serão pelos menos 6 sintomas de desatenção e/ou 6 de Hiperatividade, causando prejuízos na vida social, para se caracterizar o Transtorno. Além disso podem ser classificados em TDAH do tipo predominantemente Desatento (cerca de 40% casos) e TDAH do tipo Combinado (cerca de 60% dos casos).
Em geral, são pessoas que possuem dificuldade de focar em assuntos que não são completamente de seu interesse, possuem alta distrabilidade, tem dificuldade em seguir passo a passo e planejar a execução do comportamentos mais complexos.
Podem apresentar um fluxo de pensamentos intensos e aleatórios, além de volumosos e acelerados, fazendo com que as vezes tenham a impressão de estarem “com a mente cansada de tanto pensar”.
Em contrapartida podem se concentrar quase que imersivamente no que é completamente de seu interesse, se dissociando dos estímulos ao seu redor. Com isso, frequentemente parecem estar no “mundo da lua”. Em função destas características, frequentemente erram tarefas e são chamados a atenção, o que pode gerar uma sensação de frustração constante, baixa autoestima e baixa autoconfiança.
Ficar quieto pode ser extremamente angustiante. Sentem que precisam se movimentar, de alguma forma.
Quando são obrigados a ficarem quietos, estão sempre batucando, desenhando, se movimentando (ainda que na cadeira). Tendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo e a não concluir nada, pois não conseguem sustentar a atenção em tantas coisas assim. O que novamente pode gerar a sensação de frustração, ansiedade e falta de controle.
Não é a toa que algumas das comorbidades mais comuns associadas são o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade Social e até mesmo Transtorno Depressivo.
A psicoterapia e a intervenção medicamentosa (em geral com Metilfenidato) são de extrema importância para ajudar a controlar a agitação motora e de pensamentos , bem como a treinar comportamentos e estratégias mais adaptáveis ao meio social.
Na dúvida, agende uma consulta com um Neurologista, Psiquiatra ou Psicólogo que tenha experiência no assunto. O diagnóstico correto é fundamental para uma intervenção acertada.
Até a próxima!
Para agendar uma consulta, vá até o menu e selecione a parte de AGENDAMENTOS. Selecione o consultório onde deseja ser atendido e siga as orientações.
#psicologia#psicologiaclinica#terapiadecontroledeansiedade#ansiedade#ansiedaderj#bemestar#qualidadedevida#autoconhecimento#autoconfianca#autoestima#psicoterapia#araruamarj#saquaremarj#iguabarj#regiaodoslagos#vencendoaansiedade