Tudo o que você precisa saber sobre Hipnose Clínica

Nesse artigo, quero esclarecer de forma definitiva o que é a hipnose e os benefícios do seu uso associado a uma prática psicoterapêutica séria e qualificada!

Hipnose é o nome dado ao processo (de ampliação elevada da concentração, foco e engajamento emocional) realizado, de forma natural, pelo nosso cérebro sempre que estamos interessados ou capturados fortemente por alguma coisa, pessoa, pensamento, situação ou emoção.

Sendo assim, podemos dizer que o estado de hipnose faz parte do nosso dia a dia, uma vez se manifesta sempre que estamos focados / engajados com alguma coisa e distraído de todas as outras. Acessamos este estado sempre que estamos nas seguintes situações:

  • Quando nos emocionamos, sentimos raiva ou medo vendo um filme, mesmo sabendo que são atores;
  • Quando ficamos “em modo avião”, pensando na vida, completamente imerso(a) na imaginação, ignorando os estímulos (e até pessoas) a sua frente. Afinal, quem nunca ouviu um “Ei! Volta pra terra! Estava pensando no que?”;
  • Quando nos mantemos focados por horas em determinada ação, como dirigir, ler um livro ou até mesmo vendo a paisagem e nem percebemos;
  • Quando procuramos algo que esta na nossa frente mas por algum motivo não vemos;

Ou seja, dá pra perceber que o estado hipnótico é algo mais natural do que pensamos! Nosso cérebro entra nesse estado de forma natural sempre que ele julga necessário e sempre que é possível automatizar algum comportamento e economizar energia, por exemplo, e você não precisa de ninguém dizendo “Durma!” para que isso aconteça.

Pois é! Hipnose não é o outro estalar os dedos e alguém dizendo “Durma!”. Aliás esse “Durma” é completamente metafórico, pois em Hipnose não se dorme, literalmente. O que acontece é que seu cérebro alcança um estado de ondas hertz que fica entre o sono profundo e a vigília, ou seja, é como se você pudesse usar seus recursos mentais como num sonho, porém completamente acordado.

Em outras palavras, o Estado Hipnótico nada mais que o momento em que sua mente está hiper focada em algo e completamente distraída de todo o resto. Esse estado de concentração altamente elevada permite a ativação específica de áreas do seu cérebro relacionadas a emoção, memória, percepção e linguagem, as quais podem ser acessadas de forma facilitada.

Para ampliar ainda mais seu entendimento sobre o tema, vou citar uma breve lista do que é mentira e do que é verdade sobre Hipnose:

MENTIRAS

+ Na hipnose a pessoa dorme;
+ A pessoa não tem controle sobre ela;
+ Não lembra de nada;
+ É uma dominação mental;
+ É algo religioso ou espiritual;
+ Pode ficar “preso” no transe;
+ Fica inconsciente;

VERDADES

+ É um processo neurofisiológico e 100% natural, realizado por todos nós;
+ Você escuta tudo que é falado e tem consciência de tudo, o tempo todo;
+ O máximo que acontece a nível corporal é seu corpo ficar bem relaxado;
+ Você pode acessar lembranças e emoções mais facilmente;
+ Você pode abrir os olhos quando quiser;
+ Você se lembra de tudo;
+ Você mantém o controle, sempre! Toda hipnose é uma autohipnose;
+ O terapeuta é apenas um GPS que te direcionará no caminho necessário para que você acesse o estado de hipnose com mais facilidade, o que só acontecerá com seu consentimento;
+ Não tem efeito colateral;

No contexto clínico, a hipnose é usada como ferramenta complementar ao processo de psicoterapia, onde o uso dessa ferramenta serve como um facilitador de engajamento e uso de estados emocionais de forma terapêutica.

Sendo assim, podemos usar a hipnose como ferramenta nas seguintes situações: Tratamentos da Ansiedade, Controle do Estresse, Dessensibilização de Fobias, Recuperação de Autoestima, Tratamento Auxiliar da Depressão, da Síndrome do Pânico e Compulsões/Vícios em Geral.

Pode ser usada ainda para regatar estados emocionais positivos e possibilitar seu uso como recursos emocionais para diversas situações do dia a dia. (Um exemplo disso é resgatar momentos de auto confiança para que você possa usá-la no seu dia a dia).

E talvez você se pergunte: Mas isso é permitido e reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia?

A resposta é sim! A Resolução CFP 13/2000 regulamenta o uso da Hipnose como ferramenta clínica associada a Psicoterapia, inclusive norteia princípios éticos para seus uso. Dessa forma você não vai ver um psicólogo fazendo brincadeiras com hipnose por aí. O seu uso na Psicologia é feito de forma séria e responsável!

E não só na Psicologia, mas na Medicina, na Odontologia e na Fisioterapia a Hipnose também é reconhecida e regulamentada! Inclusive, a medicina moderna tem produzido inúmeros artigos e estudos científicos que comprovam a eficácia da Hipnose em diversos tipos de tratamentos de desordens emocionais. (É só “dar um google” que você achará vários)

Nos meus atendimentos você pode contar com o uso dessa ferramenta poderosa para auxiliar no tratamento e elaboração de suas questões emocionais!

Agende sua consulta!

Para fazer seu agendamento, entre em contato pelo WhatsApp:botão1

Bruno R Bezerra
Psicólogo – CRP 05/47828
Pós Graduado em Psicologia Clínica
Especialista em Hipnose Terapêutica