Combatendo a Ansiedade em 5 Passos

images

A Ansiedade é um estado natural de nosso corpo e sempre que estamos diante de uma situação de perigo, real ou imaginario, nosso cérebro nos prepara para lutarmos ou fugirmos deste perigo. Nosso corpo é bombardeado de adrenalina que é responsável para elevar nossa frequência respiratória e cardíaca (para termos oxigênio para uma possível corrida ou ataque) , deixa nossas mãos geladas pois direciona o sangue para os músculos esqueléticos grandes como braços, pernas e peito. Além disso nossa mente fica focada apenas em identificar o perigo, detectar daonde vem a ameaça e fugir dela, sendo assim não temos tempo e condições de pensar em estratégias, memorizar ou lembrar de coisas específicas.

Mas… E quando o perigo é imaginário e criado por nossa mente? Ou quando o perigo já passou mas nosso cérebro ainda se comporta como se estivesse diante dele?

Eis o problema da Ansiedade Patológica!

A ansiedade é útil diante de uma situação real de perigo. Afinal, mobiliza fisiologicamente nosso corpo para uma fuga ou luta. Porém, diante de uma ameaça imaginaria, toda a energia mobilizada ficar flutuando dentro de nós sem direção e então sentimos seus sintomas, tal como taquicardia, brancos na memória, respiração ofegante, ausência de fome (quem come com um leão atrás de si?) ou muita fome (para repor a energia que supostamente gastaremos), tremores (a falta de sangue nas extremidades afeta nossa capacidade de controle motor fino) e falta de ar (biologicamente diante de um perigo extremo, fingir-se de morto é uma opção. E está opção está gravada em nosso cérebro evolutivo. Sendo assim, nosso corpo passa a respirar pouco para “não chamar atenção do perigo”).

Ou seja, diante de um perigo imaginário, nosso corpo reage da mesma forma como num perigo real!!!!

Mas como vencer isso?

Existem várias formas de se lutar e combater esta ansiedade exagerada. Citarei 5 das mais importantes:

1) Respirar fundo: A respiração se torna curta durante o processo ansioso. Com a falta de oxigênio, seu cérebro joga adrenalina em seu sangue e inicia uma respiração ofegante e aumenta o ritmo cardíaco para processar mais o oxigênio. Quando você respira profundamente por longos minutos durante a ansiedade, o oxigênio se restabelece, parando o processo de crise de Ansiedade.

2) Praticar exercícios: Como eu disse, a ansiedade exagerada nada mais é do que toda a energia que seu corpo produziu se preparando para luta ou fuga. Se você não fizer nada, esse energia ficará dentro de você te consumindo. A prática de exercicios diariamente fornece uma saída para esta energia, além de produzir endorfinas que gera a sensação de bem estar. A prática de exercícios tem um caráter preventivo. Durante uma crise, a respiração é muito mais efetiva para controlá-la.

3) Mudança de Mindset: Podemos entender mindset como a sua forma de ver e encarar o mundo. A ansiedade é disparada mediante situações que VEMOS como perigosas. Mas você já percebeu  quantas situações são perigosas apenas em nossa mente? Ou seja, por não entendermos nosso potencial, por não confirmarmos em nós mesmos, por não lembrarmos da nossa potência criativa, vemos situações como perigosas à nosso ego, à nossa autoestima, à nossa reputação. Um exemplo disso é apresentação em público. Isso é suficiente para deixar muitos em crise. Porém, se entendemos nosso valor, se soubemos daquilo que falaremos, se entendemos que não importar estarmos nervosos mas sim apresentarmos e deixarmos fluir, dificilmente deixaremos o nervosismo nos paralisar.

4) Viver o Presente: Ansiedade é excesso de futuro. Pensamos demais no que pode acontecer, no que poderia ter acontecido, tentamos evitar e prever situações. A tentativa de ter controle de tudo nos deixa vulneráveis à ansiedade. Quando entendemos que apenas o que é possível controlar é o agora, deixamos de tentar controlar o amanhã e passamos a viver aproveitando e fazendo o nosso melhor, hoje! Devemos aprender a resolver o que podemos fazer hoje e relaxar quanto ao que só podemos fazer amanhã. Nenhuma noite de sono perdida ajudará a resolver o problema que não pode ser resolvido naquele momento! Lembre-se disso! Em Psicoterapia de Abordagem Gestáltica (a que eu trabalho), você aprenderá a focar, com responsabilidade, sua energia e mente apenas no que realmente você pode melhorar e aproveitar: o hoje.

5) Procure ajuda Psicológica e Médica: Você não precisa ter crises incapacitantes ou ataques de pânico para resolver procurar ajuda! Se você sente que a ansiedade te impede de agir normalmente ou bloqueia quem você realmente pode ser, já é o momento para procurar um psicólogo ou um psiquiatra/neurologista. O psicólogo te ajudará a entender o que te leva a ter a ansiedade, quais as crenças envolvidas, quais são seus principais gatilhos e desenvolverá junto com você estratégias para reformular a forma como vê o mundo e, com isso, ver situações que antes eram ameaçadoras e invencíveis, como corriqueiras.

Em casos mais graves a medicação precisará ser introduzida e isso é feito por médicos como neurologistas e psiquiatras. O remédio ajudará a conter os momentos mais graves e equilibrar de forma mais rápida os processos neuroquímicos do seu cérebro, que se tornam disfuncionais. Contudo, a medicação agira sobre a biologia e não sobre o psíquico. Ou seja, mesmo que esteja se medicando, você PRECISA estar em acompanhamento com um Psicólogo. Caso contrário, estará lidando somente com os sintomas e não com a causa, ampliando o risco de recidivas (retorno do problema).

Em meu tratamento voltado para resolução de casos de ansiedade, utilizo ferramentas avançadas em Psicoterapia, Gestão de Emoções, Programação Neurolinguística, Exercícios de Atenção Plena e AutoHipnose. Inclusive, se você nunca ouviu falar ou tem curiosidade de saber como a hipnose pode ser usada para lhe ajudar nesses casos, leia meu artigo  TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HIPNOSE CLINICA.

E aí? Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e grupos! Faça com que esta mensagem chegue até os que precisam.

Até a próxima.

Bruno R Bezerra – CRP RJ 47828
Psicólogo Clínico, Especialista em Casos de Ansiedade.
Atendimento Presencial e Online
Instagram @psibrunobezerra
Facebook @psicologobrunorodrigues


E para agendar sua consulta, clique no botão abaixo:

CLIQUE PARA AGENDAR SUA PRIMEIRA CONSULTA