Deixe seu relacionamento mais leve…

Published by

on

20181019_090749_0001.png

Tá.

Mas como fazer isso?

Tornar a relação mais leve depende do quanto ambos os parceiros estão dispostos a ouvir, demonstrar e comunicar o que sentem e o que desejam ao outro. A Escuta e a Fala é fundamental, uma vez que ela fará com que a outra pessoa saiba as suas necessidades e possa, então, agir a respeito.

Vou deixar aqui algumas dicas que valem a pena serem seguidas:

1 – Diga o que você deseja.

Parece simples, porém, muitos casais entram em choque justamente por não comunicarem claramente o que desejam. Esperam que a outra parte entenda o que está nas entrelinhas e isso pode gerar uma enorme frustração.

2 – Se não quer fazer algo, negocie alternativas ou diga que não quer.

Não adianta fazer uma coisa que não quer e depois ficar jogando na cara. Isso é horrível, desvaloriza o momento vivido e ainda causa culpa na outra parte da relação. Se não deseja fazer algo, diga (com jeitinho, claro. Não precisa ser grosso ou grossa) e negocie alternativas. Busque uma forma comum de agir. Isso fará com que entrem em concordância e fortalecerá a capacidade de lidar com situações adversas.

3 – Tudo que se torna uma obrigação é chato, então ao invés de exigir,  peça.

Tudo está na forma como se fala. Ninguém gosta de ser cobrado. Em algumas pessoas a cobrança faz com que o outro sinta que não tem feito o suficiente e causa o efeito inverso do desejado, que é fazer a pessoa realizar o que se deseja.

Experimente pedir, incentivar ao invés de cobrar. A forma de falar pode deixar a outra pessoa mais suscetível a realizar algo ou deixá-la resistente pela forma como foi solicitada.

4 – Realize pequenos atos de carinho.

Não se acomode. Lembre da outra pessoa. Compre presentes simples. Escreva bilhetes e ponha pela sala. Surpreenda com algo que ele ou ela goste. O ato de presentear tem seu valor muito mais no fato da outra pessoa ter sido lembrada, do que no valor do objeto.

Seja criativo(a).

5 – Valorize o que ela ou ele faz para e por você.

A rotina tende a nos fazer pensar que tudo que o outro faz é obrigação. Não elogiamos, não valorizamos, não dizemos “nossa, essa comida está ótima”, não falamos “você está linda ou lindo”, não dizemos “obrigado por tudo que tem feito”.

Parece bobeira. Mas tais frases nos fazem ver que tudo tem valido a pena e que somos vistos em nossos esforços.

Acredite: Este pequeno gesto tem um efeito enorme no dia a dia da relação!

É isso.

Se gostou e achou este texto útil, compartilhe entre seus amigos, grupos de WhatsApp e redes sociais.

Faça com que mais pessoas recebam estas dicas.

Até a próxima.

Bruno R Bezerra
Psicólogo e Terapeuta de Casais
CRP 05-47828
https://psicologobrunorodrigues.wordpress.com