Dia 27 de agosto é conhecido como dia do Psicólogo. Dia este em que foi promulgada a lei que definiu a psicologia enquanto profissão regulamentada. É um dia de celebração e de valorização do profissional da psicologia, o que é muito importante, tendo em vista que muitos desvalorizam e sequer sabem o que pode fazer um psicólogo.
Falando nisso, você sabe o que faz um psicólogo?
E sabe o que ele não faz?
Vou aproveitar este texto para esclarecer estes pontos, começando por aquilo que NÃO FAZEMOS.
1) Não lemos mentes.
Muitos olham pra nós, psicólogos, como se fossemos Charles Xavier dos X Man. Como se tivéssemos o poder de ler mentes e descobrir quaisquer pensamentos, antes mesmo de você ter. Chega a ser engraçado e é uma percepção muito esquivocada.
2) Não analisamos tudo o tempo todo.
Somos humanos. A psicologia é a única ciência em que o cientista e seu objeto de estudo fazem parte da mesma essência, “o ser humano com sua mentalidade e comportamentos”. Sendo assim, também sentimos raiva, tristeza, felicidade, ira. Vivemos. Então se estamos numa festa, viveremos a festa. Se estamos numa conversa descontraída, não vamos analisar seu comportamento e ver se está mentindo (exceto quando preciso… Rs). Enfim, essa ideia de que somos psicólogos em pleno exercício 24 h por dia, é equivocada.
3) Não somos gurus e conselheiros.
Psicologia é ciência. É profissão. Não é conversa de barzinho, não é bate papo de salão de cabeleireiro, não é troca de ideias num taxi ou Uber. Conversar com amigos não é psicoterapia, apesar de por vezes ser possível ter insights interessantes nestes momentos. Psicoterapia é um conjunto de técnicas de entrevista, escuta terapêutica, dinâmicas de grupo, vivências, técnicas de avaliação de personalidade, reestruturação cognitiva. É presença, é suporte Terapêutico. É muito além do que uma conversa de bar.
Ate porque, por mais que conversar com amigos seja bom e alivie nosso humor negativo, note que não elimina seu problema ou sua forma de ver o mundo, na grande maioria das vezes.
4) Não somos gênios da lâmpada.
Não concedemos desejos. Não trazemos a pessoa amada em 3 dias. Não tiramos seu medo do escuro com 1 sessão. Psicoterapia é processo. É caminhada. É entrega tanto do Terapeuta quando do Cliente. Nada acontece se o Cliente não se implicar no processo terapêutico.
E O QUE FAZEMOS?

Vamos lá….
1) Direcionamos a autoescuta e o autoconhecimento.
Durante a psicoterapia, direcionamos sua atenção para suas próprias falas e modos de existir e agir no mundo. Por vezes agimos em piloto automático e não nos damos conta do que, como e para que fazemos o que fazemos. Dessa forma, o cliente pode se autoperceber e, a partir do momento que toma consciência de como e para que faz determinadas coisas, decidir se continuará fazendo ou se mudará sua atitude.
2) Valorizamos quem você é.
A psicoterapia é um processo de reflexão, autoconhecimento, transformação. Não cabe julgamentos, preconceitos, achismos. Um bom psicoterapeuta tem respeito com a história do seu cliente e tenta fazer com que ele dê o melhor sentido a sua própria história e possa, a partir dali, determinar de forma consciente e satisfatória seus próprios passos. Não importa quem você é. A psicoterapia serve para você.
3) Aplicamos a escuta ativa.
Diferente de uma conversa com um amigo, a psicoterapia envolve uma escuta ativa, ou seja, uma escuta onde prestamos atenção em cada detalhe, no que é dito e como é dito, além das incongruências de cada fala. Este material é devolvido ao cliente para que ele possa se conscientizar a respeito do que disse e possa refletir sobre alternativas de ações e olhares sobre determinado assunto.
4) Buscamos entender e intervir em seu sintoma.
Muitos são resistentes a ideia de ir ao psicólogo. Acham que é coisa de maluco. Pensam que as pessoas poderiam julgá-la por estar cuidando de sua saúde emocional. Este é um pensamento equivocado que muitas pessoas nutrem e que atrapalha a muitos de conseguirem uma vida mais satisfatória. Psicólogo não é “médico de maluco”. Psicólogo é um cientista da mente e do comportamento humano que visa auxiliar a todos que desejam a viver de forma mais tranquila, consciente de seus atos e satisfatória. Nossa meta é fazer com que o cliente a cada ato esteja ciente do para que faz determinada coisa, como faz e se essa forma de agir está de acordo com que deseja.
O sintoma nada mais é do que um indicativo do seu sistema psíquico de que algo não está bem com sua forma de agir e ser no mundo. A ansiedade, fobia, compulsões, depressão, são indicativos de que sua vida está em incongruência com um agir saudável no mundo. Sintoma é um sinal. O psicólogo age não para sumir com o sintoma, mas para lhe ajudar a realinhar sua vida até que o sintoma não seja mais útil e desapareça.
5) Desenvolvemos Potenciais.
Digo com toda a certeza que você ainda não está aonde deseja em virtudes de crenças limitantes que dizem que você APENAS merece o lugar aonde se encontra. Contudo, digo diferente, voce pode e merece mais.
Sendo assim, o que te impede? O que te impede de se livrar deste sintoma? O que te impede de viver uma relação familiar ou amorosa saudável? O que te impede de lutar por aquela profissão que deseja?
A psicoterapia ajuda no entendimento e reconstrução destas crenças.
Bem, é isso. Espero que tenha ficado um pouco mais claro o que um psicólogo faz e não faz. Claro que não é só isso. Pensar que a atuação do psicólogo se limita apenas ao que eu escrevi seria um equívoco. O que trouxe foi apenas um aperitivo do que um psicólogo pode fazer por você.
Se interessou? Compartilhe em suas redes sociais. Você não gastará 5 segundos e levará esta mrnsagem para outras pessoas.
Te convido também a adquirir meus livros digitais Armas da Restauração e Café Terapêutico. Cada um contém 10 mensagens para auxiliar a retomar seu direcionamento de vida.
O link para adquirir é https://pages.hotmart.com/y6959381k
Não esqueça de compartilhar este texto.😉
Até a próxima.
Bruno R Bezerra
Psicólogo e Terapeuta de Casais
CRP 05/47828
