Você tem sido um bom modelo para seus filhos?
Se essa pergunta lhe deixa tranquilo é um bom sinal, porém se lhe deixa preocupado é um sinal melhor ainda. Preocupar-se com o tipo de imagem que estamos passando aos nossos filhos é fundamental para que sejamos um referencial importante de identidade, comportamento, afetividade.
Ao nascer, o bebê depende exclusivamente dos pais para sobreviver. Dessa forma aprende a confiar neles imensamente. Afinal, sua sobrevivência vira destas pessoas que se incumbiram de seus cuidadosnbsp; (que podem ser os genitores ou não).
As formas de explorar e conhecer o mundo, para o bebê, varia conforme ele vai crescendo. A medida que vai adquirindo maior autonomia, experimenta mais o mundo à sua maneira. Não é a toa que temos que ficar atentos pois tudo a criança quer mexer, provar, cheirar, pegar.. Essa é sua forma primária de perceber e conhecer o ambiente.
Contudo, não é neste ponto que quero me fixar, mas sim, na aprendizagem por observação, que é uma característica do humano e que tendemos a utilizar, colocando como referência aqueles que são importantes para nós. Em outras palavras, toda a criança aprende coisas com base na observação do comportamento alheio.
Sendo assim, os pais são os primeiros modelos de comportamento que os filhos terão (sim, os filhos terão outros modelos os quais influenciarão na construção de sua identidade e personalidade).
Considerando o que está acima, te pergunto:
Que tipo de exemplo você tem sido? É o tipo de pai que gostaria de ter? Está sendo realmente o pai que seu filho merece?
Pense nisso!
Até a próxima.
Bruno Rodrigues
Psicólogo Clínico e Terapeuta de Casais
CRP 05/47828
Se gostou, compartilhe em suas redes sociais. E aproveite para curtir minha página no facebook. www.facebook.com/psicologobrunorodrigues 😉
