Lidando com o ciúme

Published by

on

Gostaria de começar esse texto pedindo para pensar numa pessoa que você ama muito. Ou já amou.

Não vale ser seu parente, mãe, pai.

Digo um grande amor.
O seu grande amor.

Pensou?

Como é o seu sentimento por essa pessoa?
Você a protege e nunca deixaria nenhum gavião ou uma oportunista chegar perto.

Correto?

Agora e se você visse uma pessoa dando em cima do seu amor?
Como você reagiria?

E se visse seu amor sorrindo perto de outra pessoa?
O que isso te causa?

Nos momentos em que o ciúme aperta, não tem jeito. Ficamos fora do padrão. Uns reagem se fechando, fazendo cara feia e quando é perguntado sobre o que houve, respondem com o famoso “nada não”.

Já uns … se irritam mesmo. O sangue ferve.  Seus batimentos cardíacos se aceleram, respiração ofega, a mente fica meio nublada e as formas de vingança…são as mais criativas.

Pois é caro leitor, cara leitora. É sobre isso que falarei um pouco neste texto:
Sobre os efeitos do ciúme.

O ciúme moderado de maneira geral não é prejudicial, pois reflete certo zelo para com a relação e a pessoa amada, fazendo com que a pessoa que sente ciúme preste maior atenção no relacionamento.

Contudo quanto maior for o efeito e o domínio do ciúme em sua vida, maior podem ser os desgastes tanto para o enciumado quanto para o seu relacionamento de forma geral.

Vamos aos efeitos:

1 ) Evoca um perigo que pode não ser real.

O pensamento influencia e é influenciado pela emoção e comportamento. Sendo assim, o que você pensa, gera o que você sente. E em contrapartida, o que você sente, gera seu comportamento.

Se você pensar que algo de errado está acontecendo em seu relacionamento,  isso gerará em você insegurança,  medo e raiva. Essas emoções por sua vez tornará você uma pessoa mais desconfiada, intrusiva, de comportamento investigativo, como se seu parceiro ou parceira estivesse sempre pra pisar na bola.

2 ) Bloqueia o Pensamento Racional

Uma vez pensando que há um perigo em seu relacionamento,  seu cérebro interpreta isso como verdade e inicia uma série de procedimentos que preparam seu corpo para o perigo, elevando sua frequência cardíaca e respiratória  (pode ser sentido como nervosismo, ansiedade,  raiva, depende do contexto) e ativa uma reação conhecida como reação de luta e fuga. Essa reação prepara nosso corpo para lutar ou fugir (ou se fechar, se proteger, frente ao perigo). Trocando em miúdos, a pessoa tomada pelo ciúme tende a exibir uma reação mais agressiva, invasiva ou se fechar como que numa ostra.

3 ) Desgasta a relação.

Desconfiança sempre será um fator de desconforto na relação.  Ninguém gosta de ser colocado à prova toda hora. Ser constantemente questionado (por que às vezes há um verdadeiro interrogatório por parte do enciumado) é bem chato e dá a entender que o parceiro ou parceira não tem feito o suficiente para transmitir confiança.

4 ) Cria ou Reforça Crenças Disfuncionais

Em geral o pensamento inseguro que acompanha o ciúme constrói ou reforça crenças de que não se é amado o suficiente, que não há motivos para confiar o suficiente. Isso pode estar ligado a traumas passados, situações não resolvidas que são levadas ao relacionamento atual e faz como que o enciumado se comporte como se todos fossem o trair.

Isso pode até ter acontecido alguma vez, mas não quer dizer que ocorra em todos os seus relacionamentos.

Aconselho ler meu texto “lidando com fantasmas do passado” para um maior entendimento dos efeitos das situações não resolvidas. (Clique aqui)

 5 ) Interfere na sua auto estima.

O pensamento recorrente de ciúme também afeta negativamente a estima de qualquer pessoa. Acordar todos os dias pensando que pode ser traído ou que algo está errado, indiretamente, gerará pensamentos negativos e evocará a insegurança de quem sente o  ciúme.

Sendo assim, entenda. Apesar de também ser responsabilidade do seu amor lhe dar confiança, a sua insegurança é algo que cabe a VOCÊ trabalhar!

Afinal, se tem motivos para desconfiar, investigue e resolva.  Mas se não tem, talvez seja melhor viver o relacionamento, ao invés de gastar sua energia alimentando pensamentos que só atrapalham a relação.

O OUTRO LADO DA MOEDA:

Sim, sempre tem o outro lado. Você conheceu um pouco os efeitos do ciúme excessivo na relação amorosa. Contudo, não poderia terminar este texto sem algumas sugestões de como lidar com isso.

Vamos lá:

1) Confie mais em você

Se seu parceiro ou parceira está com você é porque há um sentimento, porque ele ou ela gosta e se importa muito com você.  Se você verifica que essa relação não te traz o que você deseja ou que seu parceiro ou parceira não lhe dá o devido valor, se dê.  Confie em você.

Agora se não está sendo bom pra você,  converse. Busque soluções.
E se nada que você tentar der certo, saia.

Não existe só esta pessoa no mundo.

2) Dê o benefício da dúvida.

Para quê viver uma relação tensa se você pode ter uma relação mais leve?

Ficar desconfiando de tudo é um porre tanto pra quem desconfia quanto para quem é alvo da desconfiança. Se não há motivos para desconfiar, não desconfie. Dê o benefício da dúvida.

Agora, se a pessoa vacilar. Que arque com as consequências.

 3) Avalie as reais evidencias daquilo que está pensando.

Muitas das vezes, se pararmos pra pensar 3 minutos antes de agir, nós evitamos reações desnecessárias ou geradoras de arrependimentos. Quando tiver um pensamento enciumado, tente (sim, tentar, pois sei que é difícil) avaliar se realmente há fundamentos para aquilo que se pensa.

4) Converse

Antes de sair tacando copos na pessoa, por ciúmes, tente conversar abertamente e dizer como se sentiu em relação aquele comportamento dela. Em alguns momentos, o parceiro ou a parceira faz atos que, para ela, não tem nada de mais, mas que possuem efeitos negativos na pessoa amada. Sendo assim, através de uma conversa aberta e sem ataques (de preferência), é possível entender o que magoa a outra pessoa e pensar, juntos, em estratégias para resolver.

Bem, é isso. Espero que tenham gostado.
Se você curtiu e achou interessante, compartilhe em suas redes sociais. 😉

Até a próxima.

Bruno Rodrigues
Psicólogo e Terapeuta de Casais
CRP 05/47828

Obs: Gostou do texto? Ele te fez refletir de alguma forma? Comente algo sobre ele e compartilhe em seu Facebook. 😉