O que passa pela sua cabeça quando alguém fala: Você precisa fazer terapia?
Arrisco dizer que muitos sentem-se desconfortáveis, quiçá ofendidos. Isso por que o imaginário social ainda carrega uma ideia equivocada do que seja o processo terapêutico. E buscarei falar um pouco sobre isso neste texto.
Para começar devemos desmistificar a ideia de cura. Esse é o principal motivo para as pessoas somente procurarem a psicoterapia quando estão doentes, com dificuldades graves de relacionamentos ou até mesmo colocando a sua vida e a de outros em risco.
Entretanto a psicoterapia é muito mais que isso. Ela está muito mais ligada a crescimento pessoal do que cura. Na verdade a ideia de cura é altamente relativa.
Afinal, o que é a cura para quem sofre de depressão? Deixar de sentir tristeza? Deixar de pensar nas coisas que pensa?
E para quem sofre por não saber lidar com criticas? A cura é nunca sentir mais nada ao ser criticado?
A ideia de cura é relativa. E falha. Em psicoterapia devemos falar em crescimento, em auto conhecimento e maturidade.
O processo terapêutico visará levar o cliente a um encontro com ele mesmo. Com as partes que já conhece e com as partes que não deseja conhecer, principalmente. Aprendemos desde novos a negar em nós aquilo que pode parecer inadequado aos outros, aquilo que os outros poderiam não gostar. Sendo assim, deixe-me dar uma má noticia: Negar a si mesmo (a) é a pior forma de inadequação. Talvez não perante a sociedade, mas perante si.
Quando abrimos mão daquilo que o outro pode não gostar pelo simples fato de agradar mais ao outro do que a si, negamos a nós mesmos. E isso só nos tras sofrimento.
Enquanto pessoas, precisamos de crescimento, de nutrição. Precisamos aprender a nos relacionar com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos.
Todos nós precisamos de crescimento e temos um potencial a ser desenvolvido. Psicoterapia é uma poderosa ferramenta para o crescimento. Sendo assim, todos nós podemos nos beneficiar dela.
Pense comigo: Quantos sonhos você colocou no papel e não realizou por não conseguir lidar consigo mesmo? Quantas vezes desistiu de um objetivo por não reconhecer dentro de si a força necessária para conclui-lo? Quantas vezes você permitiu que coisas ou pessoas importantes fossem embora da sua vida porque não conseguiu lutar por elas?
Todos nós temos sonhos. Todos nós temos potenciais a desenvolver.
Se você consegue desenvolve-los por conta própria, parabéns! Caso contrario, sim, a psicoterapia é indicada para você!
E talvez você esteja dizendo: Que bobagem! Até parece que não posso conviver sem isso.
Claro que pode. Mas pode ser que passe a vida toda sendo pequeno (a), pelo simples fato de não explorar o potencial que tem de ser um(a) gigante!
Pense nisso.
Invista em seu bem estar emocional.
Faça psicoterapia.
Bruno Rodrigues
Psicólogo e Terapeuta de Casais
CRP 05/47828
